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APRESENTAÇÃO

A Escola Antônio Ferreira de Melo está localizada na av. Padre Cícero – Km 05, CEP: 63041-140. CNPJ – 01925480000/64, telefone 3571-6227, foi fundada em 1950, possui um cadastro no Censo Escolar sob nº 23164999.
A Escola tem como missão oferecer um ensino de qualidade através de ações educacionais buscando a formação cidadã tendo como visão a dinamicidade e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que propicie uma aprendizagem sólida e construtiva.
Buscando a concretização dos seus objetivos foi elaborado o Projeto Político Pedagógico a partir de estudo e discussões com a comunidade escolar. O Projeto Político Pedagógico é um instrumento de gestão, onde definimos metas e objetivos a serem alcançados. Na elaboração deste documento norteador das ações educacionais, consideramos os princípios da qualidade de ensino, através de estratégias realizadas para sua efetivação, bem como o compromisso com a formação humana e cidadã, o desenvolvimento dos projetos ao longo do ano, trabalhando os valores morais e éticos, a valorização do patrimônio da escola, o respeito ao meio ambiente e a gestão participativa de forma mais efetiva das atividades escolares.
O corpo administrativo pedagógico é composto por uma diretora, uma coordenadora pedagógica, um coordenador de gestão, uma secretária escolar, duas auxiliares de secrataria, uma digitadora, uma monitora de informática, sete agentes administrativos, um apoio técnico, três auxiliares de serviços gerais, três merendeiras, três vigias que assistem os três turnos em forma de revezamento e dois porteiros, conforme descrito abaixo:
  • Diretor(a): Ana Paula Vitorino Tavares Bernardo

  • Coordenador(a) Pedagógico(a): Cícera Avelina Pereira Bezerra

  • Coordenador de Gestão: José Henrique da Silva Filho

  • Secretário(a) Escolar: Amanda Nogueira Barros

  • Auxiliares de Secretaria: Gizelda Oliveira Cabral
    Maria Adelma de Lima Delmondes

  • Digitador(a): Camila Piancó de Brito

  • Monitor(a) de Informática: Charlieny Mendes Pereira Borges

  • Agentes Administrativos: Antonia Aparecida Gomes de Melo
    Antonio Barbosa dos Santos
    Edlania Alves Firmino
    Francisco Carlos de Vasconcelos
    Marciana Silva de Oliveira
    Paulicera Dias Ribeiro
    Zuila Maria Araújo Barbosa

  • Apoio Técnico: Maria Helba Bezerra de Almeida Pinto

  • Auxiliar de Serviços Gerais: Dalveniza Sales Barbosa
    Maria do Socorro felix Leal
    Maria Sueli dos Santos

  • Merendeiras: Clelivânia Emanuele Santos Silva
    Maria Antonia da Silva Gomes
    Maria Lusilânia Romualdo de Sousa
  • Vigias: Cícero Rodrigues do Nascimento
    Damião Bezerra
    Vicente de Paulo Silva

  • Porteiros: Gerson Morais da Silva
    Raimundo Alvino Gonçalves
O corpo docente é formado por trinta e um professores e uma intérprete de libras lotados no Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Atualmente atende a uma clientela nos níveis fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos.
No tocante ao espaço físico, a Escola Antonio Ferreira de Melo conta com oito salas de aula, uma sala de informática e uma biblioteca. Possui ainda dois banheiros (masculino e feminino), uma secretaria, uma cantina e uma quadra esportiva.

  JUSTIFICATIVA

             O Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Antonio Ferreira de Melo é um instrumento de gestão que expressa a concepção de educação e norteia o desenvolvimento das atividades educacionais; define o rumo, a intenção e as estratégias utilizadas com vistas ao cumprimento das metas e dos objetivos definidos coletivamente.
            É sabido que a qualidade de ensino tem muito a ver com o tipo de cultura que nela se desenvolve, que ganha significado educativo a partir das práticas que se traduz em aprendizagem para os alunos. É por essa razão que o currículo desenvolvido na escola deve ser cuidadosamente planejado e avaliado, para que sua realização se transforme em aprendizagem efetiva para os alunos.
Segundo Sacristán (2000, p.15)

“O currículo é uma práxis antes que um objetivo estático de um modelo corrente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias das crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural das escolas. É uma prática, expressão da função socializadora e cultural que determinada instituição tem (…) É uma prática que se expressa em comportamentos práticos diversos(...) É uma prática na qual se estabelece um diálogo, por assim dizer entre agentes sociais, elementos teóricos, alunos que reagem frente a ele, professores que o modelam, etc”.

Neste sentido, o trabalho com o currículo na Escola Antonio Ferreira de Melo não encerra nos conteúdos das disciplinas. O currículo contempla a realização de projetos, a interação entre os conteúdos disciplinares (teoria) e as situações concretas (prática), as relações estabelecidas entre alunos e professores no cotidiano escolar, a forma de organização da escola enfim, todas as situações expressam práticas curriculares.
            Nas atividades pedagógicas a Escola prioriza o PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), o Programa Mais Educação, projetos culturais em arte e educação, projetos de leitura e meio ambiente. O trabalho com projetos assegura uma sólida formação que propicia o desenvolvimento das habilidades cognitivas, operativas e sociais, o domínio dos conteúdos escolares promovendo a integração entre cultura escolar e outras culturas.
            Objetivando alcançar a qualidade do ensino e buscando atender as necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), a Escola Antonio Ferreira de Melo tem como princípio orientador do trabalho o artigo 1º, inciso II da LDB: “A formação de cidadãos capazes de compreender criticamente a realidade social e conscientes dos direitos e responsabilidades, desenvolvendo-lhes os valores éticos e o aprendizado da participação”. Daí o investimento no aperfeiçoamento do currículo e das práticas metodológicas.
            No desenvolvimento das atividades curriculares a Escola estabelece como norteadoras de suas ações, as Diretrizes Curriculares Nacionais de acordo com os seguintes princípios:

  • Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
  • Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito à ordem democrática;
  • Os princípios éticos da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais. (Parecer 01/98 da CEB do CNE).

            O currículo ainda considera a Base Nacional Comum. Na parte diversificada serão trabalhados conteúdos que venham a atender as necessidades dos alunos e da comunidade, como por exemplo, a disciplina de estudos regionais.
            No desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a valorização da experiência extraescolar é a base para o trabalho dos conteúdos das disciplinas. A partir do diálogo entre professor e alunos se constroem situações de aprendizagem, que consistem em atividades planejadas, espontâneas e dirigidas com a intenção de favorecer a ação do educando sobre o objetivo de conhecimento e modificação deste. A atividade do aluno é fundamental para sua aprendizagem. Segundo Piaget “a afetividade é a energia da ação” levando-nos a perceber que sem acolhimento e motivação não há aprendizagem.
Para Weiz (2001, p.106):

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A escola que propomos e buscamos é uma escola aberta à diversidade – a diversidade cultural, social e também individual. Considera-se que as formas de aprender diferem, que os tempos de aprendizagem também, e que não tem sentido sonhar com todos os alunos caminhando igualmente em seu processo de construção de conhecimento. A igualdade que se defende não se refere ao processo de aprendizagem, mas às condições oferecidas para favorecer a aprendizagem, pois o processo é sempre singular, inevitavelmente”.

            Concordamos com a autora, pois as práticas de ajuda extra aos alunos devem fazer parte do cotidiano de sala de aula. A aprendizagem depende fundamentalmente do professor localizar a real dificuldade do aluno e criar inúmeras situações para que o aluno aprenda.
            A Escola Antonio Ferreira de Melo prioriza o trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, oferecendo assistência pedagógica de acordo com as necessidades de cada aluno.
            A gestão democrática é outro princípio orientador na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Segundo a LDB 9394/96, art. 3º, inciso VIII, que estabelece: “gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação do sistema de ensino”. Com base neste artigo, a escola prioriza a participação dos pais e da comunidade interna e externa nas decisões tomadas.
            Respaldado ainda pela legislação a avaliação da aprendizagem se dá na forma de acompanhamento da aprendizagem dos alunos, sendo os registros um importante instrumento utilizado, haja vista, que avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção do professor, pois o ensino deve ser planejado em função das aprendizagens planejadas ou não.
            Com efeito, a Escola Antonio Ferreira de Melo vem procurando realizar um trabalho em que propicie a toda comunidade escolar uma visão crítica e consciente do papel que exercem na sociedade, a fim de contribuir com a mudança social. 

 
DIAGNÓSTICO SOCIOCULTURAL DA COMUNIDADE

            O bairro São José, onde se situa a Escola Antonio Ferreira de Melo possui um índice muito elevado de desemprego, subemprego, acarretando muitas vezes uma desestrutura familiar que afeta o desempenho dos alunos na escola.
            Alguns problemas de saúde foram diagnosticados no bairro tais como: hanseníase, micoses, dengue, desnutrição e  cáries. Outros fatores de risco são: alcoolismo, drogas e violência doméstica.
            As atividades diagnosticadas foram agricultura de subsistência, olaria, serviços caseiros, funcionários públicos e privados, microempresa e biscates.
            As moradias, em sua maioria, foram adquiridas através da prestação de serviços feitos aos latifundiários, através de herança, outros por aquisição particular de imóveis.

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O bairro possui as seguintes entidades:
  • Associação de Pequenos Produtores
  • Conselho de Base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
  • Reisado
  • Centro Comunitário João Paulo II
  • Congregação das Irmãs Medianeiras da Paz
  • Posto de Saúde
  • EMEI José Perboyre Sampaio Sabiá
  • Igrejas
  • Centro Comunitário Dom Campelo Aragão
  • Onze Veloz (time de futebol)
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MISSÃO

Oferecer um ensino de qualidade através de ações educacionais que ajudem na formação de alunos críticos, participativos e autônomos, capazes de exercer sua cidadania e conscientes de seu papel como agentes transformadores da sociedade.

  
VISÃO
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Uma escola dinâmica, eficiente, atualizada, com boa qualidade de ensino, viabilizando melhores condições de trabalho e consequentemente um relacionamento suadável entre alunos, gestores, professores, funcionários e a comunidade local nos quais estão inseridos na respectiva instituição de ensino.

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OBJETIVO GERAL

Desenvolver estratégias que possibilitem uma formação sólida dos educandos, estimulando suas potencialidades críticas, favorecendo o exercício da cidadania, a aprendizagem e a inserção social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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  • Criar condições que favoreçam o exercício da cidadania;
  • Estalecer um relacionamento participativo comunidade-escola;
  • Estimular o resgate dacultura popular mostrando à nossa comunidade os valores das manifestações artísticas (projetos, sequências didáticas e etc.)
  • Trabalhar com um currículo articulado com as necessidades sociais e que possibilite uma formação integral do educando.
  • Desenvolver um processo de avaliação que possibilite a construção de um planejamento com vistas a melhoria do trabalho pedagógico.
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NECESSIDADES DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Antonio Ferreira de Melo pretende um ambiente saudável, onde possibilite ao educando um crescimento intelectual e social, um bom rendimento de aprendizagem, estimulando-o através da música, teatro, da dança, do lazer, confraternizações e aulas de campo buscando dessa forma melhorar os índices de evasão, reprovação e os níveis de aprendizagem de leitura e escrita.
Para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico satisfatório é necessário que a escola possua as seguintes condições:

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OBJETIVOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

  • PORTUGUÊS
Aprender de forma significativa as variedades textuais e as diferentes possibilidades de emprego da língua considerando o contexto sociocultural dos falantes.

  • MATEMÁTICA
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos com dedução, indução, intuição, analogia, estimativa utilizando conceitos matemáticos bem como os instrumentos tecnológicos disponíveis.

  • CIÊNCIAS
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

  • HISTÓRIA
Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outro tempo e espaço.

  • GEOGRAFIA
Adotar atitudes de aluno crítico, participativo e conhecedor das questões geográficas.

  • ARTE
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, dança, música e teatro experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.

  • EDUCAÇÃO FÍSICA
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.

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