APRESENTAÇÃO
A Escola
Antônio Ferreira de Melo está localizada na av. Padre Cícero –
Km 05, CEP: 63041-140. CNPJ – 01925480000/64, telefone 3571-6227,
foi fundada em 1950, possui um cadastro no Censo Escolar sob nº
23164999.
A Escola
tem como missão oferecer um ensino de qualidade através de ações
educacionais buscando a formação cidadã tendo como visão a
dinamicidade e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que
propicie uma aprendizagem sólida e construtiva.
Buscando
a concretização dos seus objetivos foi elaborado o Projeto Político
Pedagógico a partir de estudo e discussões com a comunidade
escolar. O Projeto Político Pedagógico é um instrumento de gestão,
onde definimos metas e objetivos a serem alcançados. Na elaboração
deste documento norteador das ações educacionais, consideramos os
princípios da qualidade de ensino, através de estratégias
realizadas para sua efetivação, bem como o compromisso com a
formação humana e cidadã, o desenvolvimento dos projetos ao longo
do ano, trabalhando os valores morais e éticos, a valorização do
patrimônio da escola, o respeito ao meio ambiente e a gestão
participativa de forma mais efetiva das atividades escolares.
O corpo
administrativo pedagógico é composto por uma diretora, uma
coordenadora pedagógica, um coordenador de gestão, uma secretária
escolar, duas auxiliares de secrataria, uma digitadora, uma monitora
de informática, sete agentes administrativos, um apoio técnico,
três auxiliares de serviços gerais, três merendeiras, três vigias
que assistem os três turnos em forma de revezamento e dois
porteiros, conforme descrito abaixo:
- Diretor(a): Ana Paula Vitorino Tavares Bernardo
- Coordenador(a) Pedagógico(a): Cícera Avelina Pereira Bezerra
- Coordenador de Gestão: José Henrique da Silva Filho
- Secretário(a) Escolar: Amanda Nogueira Barros
- Auxiliares de Secretaria: Gizelda Oliveira CabralMaria Adelma de Lima Delmondes
- Digitador(a): Camila Piancó de Brito
- Monitor(a) de Informática: Charlieny Mendes Pereira Borges
- Agentes Administrativos: Antonia Aparecida Gomes de MeloAntonio Barbosa dos SantosEdlania Alves FirminoFrancisco Carlos de VasconcelosMarciana Silva de OliveiraPaulicera Dias RibeiroZuila Maria Araújo Barbosa
- Apoio Técnico: Maria Helba Bezerra de Almeida Pinto
- Auxiliar de Serviços Gerais: Dalveniza Sales BarbosaMaria do Socorro felix LealMaria Sueli dos Santos
- Merendeiras: Clelivânia Emanuele Santos SilvaMaria Antonia da Silva GomesMaria Lusilânia Romualdo de Sousa
- Vigias: Cícero Rodrigues do NascimentoDamião BezerraVicente de Paulo Silva
- Porteiros: Gerson Morais da SilvaRaimundo Alvino Gonçalves
O corpo
docente é formado por trinta e um professores e uma intérprete de
libras lotados no Fundamental I e II e na Educação de Jovens e
Adultos – EJA.
Atualmente
atende a uma clientela nos níveis fundamental I e II e Educação de
Jovens e Adultos.
No
tocante ao espaço físico, a Escola Antonio Ferreira de Melo conta
com oito salas de aula, uma sala de informática e uma biblioteca.
Possui ainda dois banheiros (masculino e feminino), uma secretaria,
uma cantina e uma quadra esportiva.
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JUSTIFICATIVA
O Projeto Político Pedagógico da Escola de
Ensino Fundamental Antonio Ferreira de Melo é um instrumento de gestão que
expressa a concepção de educação e norteia o desenvolvimento das atividades
educacionais; define o rumo, a intenção e as estratégias utilizadas com vistas
ao cumprimento das metas e dos objetivos definidos coletivamente.
É
sabido que a qualidade de ensino tem muito a ver com o tipo de cultura que nela
se desenvolve, que ganha significado educativo a partir das práticas que se
traduz em aprendizagem para os alunos. É por essa razão que o currículo
desenvolvido na escola deve ser cuidadosamente planejado e avaliado, para que
sua realização se transforme em aprendizagem efetiva para os alunos.
Segundo Sacristán (2000, p.15)
“O currículo é uma práxis
antes que um objetivo estático de um modelo corrente de pensar a educação ou as
aprendizagens necessárias das crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na
parte explícita do projeto de socialização cultural das escolas. É uma prática,
expressão da função socializadora e cultural que determinada instituição tem
(…) É uma prática que se expressa em comportamentos práticos diversos(...) É
uma prática na qual se estabelece um diálogo, por assim dizer entre agentes
sociais, elementos teóricos, alunos que reagem frente a ele, professores que o
modelam, etc”.
Neste sentido, o trabalho com o currículo na
Escola Antonio Ferreira de Melo não encerra nos conteúdos das disciplinas. O
currículo contempla a realização de projetos, a interação entre os conteúdos
disciplinares (teoria) e as situações concretas (prática), as relações
estabelecidas entre alunos e professores no cotidiano escolar, a forma de
organização da escola enfim, todas as situações expressam práticas
curriculares.
Nas atividades pedagógicas
a Escola prioriza o PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), o Programa
Mais Educação, projetos culturais em arte e educação, projetos de leitura e
meio ambiente. O trabalho com projetos assegura uma sólida formação que
propicia o desenvolvimento das habilidades cognitivas, operativas e sociais, o
domínio dos conteúdos escolares promovendo a integração entre cultura escolar e
outras culturas.
Objetivando alcançar a
qualidade do ensino e buscando atender as necessidades dos alunos em consonância
com as exigências sociais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(9394/96), a Escola Antonio Ferreira de Melo tem como princípio orientador do
trabalho o artigo 1º, inciso II da LDB: “A formação de cidadãos capazes de compreender
criticamente a realidade social e conscientes dos direitos e responsabilidades,
desenvolvendo-lhes os valores éticos e o aprendizado da participação”. Daí o
investimento no aperfeiçoamento do currículo e das práticas metodológicas.
No desenvolvimento das
atividades curriculares a Escola estabelece como norteadoras de suas ações, as
Diretrizes Curriculares Nacionais de acordo com os seguintes princípios:
- Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
- Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito à ordem democrática;
- Os princípios éticos da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais. (Parecer 01/98 da CEB do CNE).
O currículo
ainda considera a Base Nacional Comum. Na parte diversificada serão trabalhados
conteúdos que venham a atender as necessidades dos alunos e da comunidade, como
por exemplo, a disciplina de estudos regionais.
No desenvolvimento do
processo de ensino-aprendizagem a valorização da experiência extraescolar é a
base para o trabalho dos conteúdos das disciplinas. A partir do diálogo entre
professor e alunos se constroem situações de aprendizagem, que consistem em
atividades planejadas, espontâneas e dirigidas com a intenção de favorecer a
ação do educando sobre o objetivo de conhecimento e modificação deste. A
atividade do aluno é fundamental para sua aprendizagem. Segundo Piaget “a
afetividade é a energia da ação” levando-nos a perceber que sem acolhimento e
motivação não há aprendizagem.
Para Weiz (2001, p.106):
“A
escola que propomos e buscamos é uma escola aberta à diversidade –
a diversidade cultural, social e também individual. Considera-se que
as formas de aprender diferem, que os tempos de aprendizagem também,
e que não tem sentido sonhar com todos os alunos caminhando
igualmente em seu processo de construção de conhecimento. A
igualdade que se defende não se refere ao processo de aprendizagem,
mas às condições oferecidas para favorecer a aprendizagem, pois o
processo é sempre singular, inevitavelmente”.
Concordamos com a autora, pois as
práticas de ajuda extra aos alunos devem fazer parte do cotidiano de sala de
aula. A aprendizagem depende fundamentalmente do professor localizar a real
dificuldade do aluno e criar inúmeras situações para que o aluno aprenda.
A Escola Antonio Ferreira de Melo
prioriza o trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, oferecendo
assistência pedagógica de acordo com as necessidades de cada aluno.
A gestão democrática é outro
princípio orientador na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Segundo a LDB 9394/96, art. 3º, inciso VIII, que estabelece: “gestão
democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação do sistema de
ensino”. Com base neste artigo, a escola prioriza a participação dos pais e da
comunidade interna e externa nas decisões tomadas.
Respaldado ainda pela legislação a
avaliação da aprendizagem se dá na forma de acompanhamento da aprendizagem dos
alunos, sendo os registros um importante instrumento utilizado, haja vista, que
avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção do professor,
pois o ensino deve ser planejado em função das aprendizagens planejadas ou não.
Com efeito, a Escola Antonio
Ferreira de Melo vem procurando realizar um trabalho em que propicie a toda
comunidade escolar uma visão crítica e consciente do papel que exercem na
sociedade, a fim de contribuir com a mudança social.
DIAGNÓSTICO SOCIOCULTURAL DA
COMUNIDADE
O bairro São José,
onde se situa a Escola Antonio Ferreira de Melo possui um índice muito elevado
de desemprego, subemprego, acarretando muitas vezes uma desestrutura familiar
que afeta o desempenho dos alunos na escola.
Alguns problemas de saúde
foram diagnosticados no bairro tais como: hanseníase, micoses, dengue,
desnutrição e cáries. Outros fatores de
risco são: alcoolismo, drogas e violência doméstica.
As atividades
diagnosticadas foram agricultura de subsistência, olaria, serviços caseiros,
funcionários públicos e privados, microempresa e biscates.
As moradias, em sua
maioria, foram adquiridas através da prestação de serviços feitos aos
latifundiários, através de herança, outros por aquisição particular de imóveis.
O bairro
possui as seguintes entidades:
- Associação de Pequenos Produtores
- Conselho de Base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Reisado
- Centro Comunitário João Paulo II
- Congregação das Irmãs Medianeiras da Paz
- Posto de Saúde
- EMEI José Perboyre Sampaio Sabiá
- Igrejas
- Centro Comunitário Dom Campelo Aragão
- Onze Veloz (time de futebol)
MISSÃO
Oferecer
um ensino de qualidade através de ações educacionais que ajudem na
formação de alunos críticos, participativos e autônomos, capazes
de exercer sua cidadania e conscientes de seu papel como agentes
transformadores da sociedade.
VISÃO
Uma
escola dinâmica, eficiente, atualizada, com boa qualidade de ensino,
viabilizando melhores condições de trabalho e consequentemente um
relacionamento suadável entre alunos, gestores, professores,
funcionários e a comunidade local nos quais estão inseridos na
respectiva instituição de ensino.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver estratégias que possibilitem uma formação sólida dos
educandos, estimulando suas potencialidades críticas, favorecendo o
exercício da cidadania, a aprendizagem e a inserção social.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Criar condições que favoreçam o exercício da cidadania;
- Estalecer um relacionamento participativo comunidade-escola;
- Estimular o resgate dacultura popular mostrando à nossa comunidade os valores das manifestações artísticas (projetos, sequências didáticas e etc.)
- Trabalhar com um currículo articulado com as necessidades sociais e que possibilite uma formação integral do educando.
- Desenvolver um processo de avaliação que possibilite a construção de um planejamento com vistas a melhoria do trabalho pedagógico.
NECESSIDADES
DA ESCOLA
A
Escola de Ensino Fundamental Antonio Ferreira de Melo pretende um
ambiente saudável, onde possibilite ao educando um crescimento
intelectual e social, um bom rendimento de aprendizagem,
estimulando-o através da música, teatro, da dança, do lazer,
confraternizações e aulas de campo buscando dessa forma melhorar os
índices de evasão, reprovação e os níveis de aprendizagem de
leitura e escrita.
Para
o desenvolvimento de um trabalho pedagógico satisfatório é
necessário que a escola possua as seguintes condições:
OBJETIVOS
POR ÁREA DE CONHECIMENTO
- PORTUGUÊS
Aprender
de forma significativa as variedades textuais e as diferentes
possibilidades de emprego da língua considerando o contexto
sociocultural dos falantes.
- MATEMÁTICA
Resolver
situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
desenvolvendo formas de raciocínio e processos com dedução,
indução, intuição, analogia, estimativa utilizando conceitos
matemáticos bem como os instrumentos tecnológicos disponíveis.
- CIÊNCIAS
Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte
integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
- HISTÓRIA
Identificar
o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com
outro tempo e espaço.
- GEOGRAFIA
Adotar
atitudes de aluno crítico, participativo e conhecedor das questões
geográficas.
- ARTE
Interagir
com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes
visuais, dança, música e teatro experimentando-os e conhecendo-os
de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
- EDUCAÇÃO FÍSICA
Adotar
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações
lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
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